quarta-feira, 26 de julho de 2017

Dietas e alimentação saudável

O meu bebé tem agora 14 meses. Desde que ele nasceu já fui a duas consultas de nutricionismo para tentar perder um pouco de peso e também ter algumas dicas para combinar os alimentos da melhor forma, especialmente porque tenho anemia recorrente e pensei que me poderiam ajudar nesse sentido.

Desta gravidez engordei 12 quilos. Já tinha peso a mais quando fiquei grávida. Tinha o Felipe 3 meses quando fui à primeira consulta.  Já não estava a amamentar porque não tive leite. A médica decidiu dar-me uma dieta onde me retirava todos e quando digo todos são mesmo TODOS os hidratos de carbono! Sei que devemos evita-los à noite, ainda perguntei se não poderia sentir-me fraca ao que ela me disse que não: "vai ver, até vai ter menos dores de cabeça". Ao fim de uma semana estava esgotada, tinha dores no corpo, arrepios de frio sem ter febre ou qualquer outro sintoma de infeção.
Pesquisei na net para descobrir os sintomas da privação total de hidratos de carbono e lá estavam os sintomas semelhantes aos gripais. Falei com a médica que me deu como solução comer uma fatia de pão ao pequeno almoço e comer mais cenouras nos intervalos. Esqueci a dieta e fui sempre tentando comer de forma equilibrada. Perdi os quilinhos da gravidez.
Segunda tentativa: em Junho fui a uma médica diferente, expliquei que tinha anemia, que a retirada total dos hidratos de carbono não me tinha feito sentir bem, que tinha 2 filhos e precisava de estar bem para cuidar deles. Eis o que ela me receitou: retirou-me totalmente os hidratos, a sopa e a fruta. Disse que me devia pesar todos os dias (péssimo para quem seja obcecado pelo peso, o que não era o caso) e teria de perder 4 quilos por mês e ainda comentou: "Sentiu arrepios de frio ao tirar os hidratos? Excelente! É o seu corpo a reagir."
Ou eu sou muito ignorante ou alguma coisa está mal nestas dietas!!! Não deveríamos ter uma dieta equilibrada sem excessos? Retirar toda a fruta e sopa? Acredito que quem aguente fazer este tipo de alimentação perca muito peso mas quando voltar a comer normal? Não vai ganhar mais peso? Ou vai deixar de comer fruta, sopa e hidratos para sempre?
Já tenho os meus concelhos de um médico de clinica geral sobre como devo comer, sobretudo por causa da anemia. Vou tentar fazer um pouco de exercício por casa e caminhar ao fim de semana, é o que consigo com os miúdos mas é melhor do que nada. 
Cuidado com as dietas muitos restritivas. Peçam sempre uma segunda opinião.



1 comentário:

  1. Já dei a minha opinião ontem no FB...assusta-me que médicos recomendem coisas desse género! Equilíbrio é a chave!

    ResponderEliminar